Itabuna promove palestra sobre desenvolvimento local

Rafael Lucchesi
Divulgação

 

Na próxima segunda-feira, 17, em promoção conjunta das secretarias municipais de Planejamento e Tecnologia e da Educação e Fundação Marimbeta, o diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), economista Rafael Lucchesi, vai proferir palestra sobre Desenvolvimento Local, Inovação Tecnológica e Ações para Juventude Promotora de Emprego e Renda. O evento está marcado para as 9 horas, no auditório do Sest/Senat, no bairro Lomanto Junior, e tem como público-alvo estudantes da rede pública de ensino, universitários, empreendedores e interessados em inovação e tecnologia.

Rafael Lucchesi apresentará os projetos do governo federal para desenvolvimento de produtos e inovação tecnológica, inclusive sobre os desafios da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCT), que visa incentivar a pesquisa, inovação e novos modelos de mercado. O objetivo é estimular a criatividade dos jovens e empreendedores de Itabuna.

O secretário municipal de Planejamento e Tecnologia, Wenceslau Júnior, explica que a palestra do diretor do Senai é uma maneira de despertar nos estudantes e empreendedores o sentimento de criação e servirá de suporte para a implantação pelo governo municipal do Espaço Cidadão de Tecnologia e Inovação. A palestra é promovida pela Seplantec em parceria com a Secretaria da Educação e Fundação Marimbeta – Sítios da Integração da Criança e do Adolescente.

O Espaço Cidadão será um misto de laboratório e oficina, que contará com profissionais capacitados para assessorar o cidadão no processo de desenvolvimento de produtos e equipamentos tecnológicos e inovadores. “Lucchesi virá a Itabuna trazer a experiência do governo federal nessa área, falar sobre os investimentos e mercado. A abertura de empresas competitivas”, assinala Wenceslau Junior.

Rafael Lucchesi abordará ainda sobre a experiência desenvolvida pelo Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia (Cimatec), em Salvador, que conta com laboratórios modernos nas áreas de manufatura integrada, robótica, hidráulica e pneumática, microcomputadores, metrologia, eletrônica e tecnologia da informação.  É um equipamento que vem trazendo grande contribuição para o desenvolvimento de produtos.

Quem é? - Rafael Lucchesi é formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), ex-secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência e Tecnologia. Também é ex-assessor técnico do Sebrae e ex-superintendente no Instituto Euvaldo Lodi (IEL), além de ter participado da área de Difusão Tecnológica da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Sistema Fieb).